Cariri PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   

Cariri é a designação da principal família de línguas indígenas do sertão do Nordeste, e várias etnias foram ou são referidas como pertencentes ou relacionados a ela. Apesar de comprovadamente presentes em todo o semiárido nordestino, apenas quatro das línguas cariri chegaram a ser descritas: dzubukuá, kipea, caramuru e sapuiá (sapuyá), todas elas faladas na região ao sul do São Francisco.

Os grupos cariris do norte do Rio São Francisco enfrentaram uma guerra de extermínio, que se seguiu à expulsão dos holandeses e que durou toda a segunda metade do século XVII. Os sobreviventes dessa Guerra dos Bárbaros foram reunidos em estabelecimentos missionários espalhados pelo sertão da Paraíba, do Rio Grande do Norte e pelo centro e sul do Ceará.

Os indígenas, após seguidas revoltas e guerras, no século XIX, peregrinaram em fuga, por décadas, até serem reunidos, no final da década de 1930,  na Reserva Caramuru-Paraguaçu, no Sul da Bahia.

Outros grupos indígenas contemporâneos incorporaram a designação cariri: os xucurus-cariris e os cariris-xocós. Essas designações mistas indicam a junção forçada de grupos de origem diversa, comum nos aldeamentos originados pela catequese.

Fonte: www.wikipédia.org

 
2024 cepisp.sp.gov.br